terça-feira, 27 de setembro de 2016

Resenha - Souvenir

Esse livro é daqueles que nos faz repensar a vida e as escolhas que fazemos, também nos faz pensar até que ponto devemos ser altruístas e até que ponto vale a pena deixar de lado a nossa felicidade para ajudar alguém que amamos! Esse livro me deixou triste, imensamente triste! 

Foto: Dani Cruz

"Seja corajosa em sua vida, Savannah, mas não tola. Arrependimentos são inevitáveis, e se empilham como pedras de um pilar - mas tome cuidado para não permitir que cheguem alto demais e que a impeçam de ver o outro lado" - Meg

Meg e Carson estão juntos desde criança, o que era uma amizade pura se transformou em um amor intenso e verdadeiro. Eles tinham planos e um futuro que nada e nem ninguém poderia mudar, mas mudou, tudo mudou e um dia Meg largou tudo e casou com outro homem. Para Carson, Meg o tinha deixado porque se apaixonou por um homem melhor que ele, rico e que poderia dar o mundo para ela, mas a verdade de Meg era outra. 

Meg deixou para trás o seu sonho de ser feliz ao lado do homem que amava para ajudar sua família a se reerguer, ela desistiu dela para não deixar sua família perecer diante de uma situação difícil, agora mãe de família, médica e com uma vida bem sucedida Meg descobre algo terrível que a fará questionar tudo a sua volta e infelizmente perceber tarde de mais que deixou passar sua chance de ser verdadeiramente feliz. Anos se passaram e o passado retorna a vida de Meg e Carson de forma avassaladora, o amor que viveram e estava a muito tempo adormecido decide cobrar dos dois respostas. 

“Durante a maior parte da minha vida eu tranquei minhas melhores lembranças, meus sentimentos mais verdadeiros, para que não pudessem demolir a fachada que construí. Uma fachada muito bonita, respeitável, mas ainda assim uma fachada. Aprendi quase tarde demais que a felicidade existe apenas no que é real e verdadeiro” - Meg

Já considerei esse livro imensamente triste no primeiro capitulo, ali você vê Meg infeliz escolhendo a felicidade dos outros e abandonando a sua, ali você conhece um Carson abandonado que não entendo o que mudou, é doloroso você vê alguém caminhando para um futuro que não deveria ser seu, deixando de lado todos os seus sonhos, é no mínimo frustrante e te dá àquela vontade de entrar no livro e mudar tudo! 

“A verdade inevitável da vida: que coisas más acontecem com pessoas boas a cada minuto de cada dia, tão certo quanto o sol está sempre nascendo e morrendo, em algum lugar no horizonte.” - Meg

Existe outros personagens importante nesse livro, entre eles está Savannah filha de Meg, uma personagem definitivamente irritante, apesar de ser uma filha incrível com sua mãe, na vida sentimental (vamos usar esse termo só para ficar bonito aqui) ela se tornou alguém desesperadamente estúpida, cada vez que eu lia o envolvimento dela com o cara SUPER ERRADO eu sentia o estômago revirar e me perguntava diversas vezes "será que realmente existem pessoas assim?"

Minha história com Souvenir é bem complexa, esse livro é praticamente impossível de se encontrar e eu li uma resenha que me deixou louca por ele, então desesperada por ter em minhas mão corri no skoob e procurei por alguém que quisesse trocá-lo, e felizmente eu encontrei, fizemos a troca e quando o livro chegou fiquei com medo de ler, porque foi tanta expectativa que temi me desapontar, então depois de um tempo decidi ler e quando estava em um pouco mais da metade interrompi a leitura por um mês, a carga emocional desse livro é mesmo muito pesada, o livro é triste demais não estava preparada para o que aconteceria com esses personagens. Mas então, terminei a leitura e o que eu achei afinal? Bom, foi mesmo muita expectativa em cima do livro o que acabou o tornando menos do que deveria ser, apesar de triste não me fez chorar como eu esperava (sim, isso é importante para mim) e terminei a leitura com aquela sensação de “falta alguma coisa aqui”, mas é claro que eu recomendo a leitura, o livro trata de alguns temas impactantes e que te faz refletir sobre a vida, sobre suas escolhas, sobre as escolhas dos outros e mais um monte de outras coisas. Leiam, leiam sim! 

"Por amor, faça aquilo que jamais faria" 

Ps: bom eu sou muito música acho que quem lê minhas resenhas sabem, então lendo esse livro e vendo Meg e Carson com suas vidas só pensei em uma música: Te esperando do Luan Santana, com isso é possível perceber o nível de tristeza desse livro. 


28 comentários:

  1. Oi Dani!
    Eu não conhecia o livro, e pelos teus comentários parece ser um enredo forte e uma história muito triste. Te confesso que não é o tipo de história que me agrada, até gosto de me emocionar, mas triste com um livro não :( Ainda sim parece uma história interessante. Adorei seus comentários sobre.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nessa, se tristeza não é seu forte para livros eu não recomendo esse não, é uma leitura muito difícil, mas apesar disso ele trás muita reflexão! Quem sabe um dia você não se arrisca!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  2. Olá.
    EU ainda não conhecia esse livro e ele parece ótimo! Além do mais, que capa linda é essa?! Eu adoro histórias desse gênero e na verdade, estou precisando de uma assim no momento. Adorei a sua resenha e vou acrescentar na minha listinha de desejados.

    Beijos. * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é um livro tocante, cheio de emoção! Eu super recomendo essa leitura, ela trás muita reflexão para nossa vida!
      Leia sim e me conta o que achou depois!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  3. Como não sou muito de ler gostei bastante de conhecer esse livro
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sofia, espero que tenha a oportunidade de conhecer essa história!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  4. Dani, que resenha ótima você fez. Muita verdade sobre o enredo. Uma pena a expectativa ter sido maior que a realidade. Gosto de livros com enredos tensos e verdadeiros, porém não que nos deixem pra baixo ao refletir sobre a mensagem que ele traz.
    Beijos,
    Cláudia Batista
    www.blogpaposimples.com.br
    @blogpaposimples

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia, obrigada. Apesar de ter criado muita expectativa e ter me decepcionado um pouquinho, o livro é mesmo intenso, eu super recomendo essa leitura apesar de ser triste ele trás uma mensagem que vale a pena conferir!

      Beijos
      Dani cruz

      Excluir
  5. Quero muito ler esse livro, acho que irei adorar.
    A capa é muito linda e é algo sentimental.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, espero que tenha a oportunidade de conferir essa história, tudo nesse livro é muito sentimental... super recomendo.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  6. Nunca li esse livro, parece ser ótimo! Adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  7. Que livro mara, parece ser ótimo. Amei sua resenha! Um super beijo.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaila, obrigada espero que tenha a oportunidade de conferir.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  8. Não conhecia esse livro e quero muito ler. É tão triste ter que abdicar de algo pelos outros :(
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay, é mesmo triste as escolhas de Mag, espero que você tenha a oportunidade de conferir essa leitura, vale a pena.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  9. Respostas
    1. Olá Clara, é um livro lindo! Super indico.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  10. Oi Dani!

    Eu não conhecia o livro, mas parece ser tão denso e profundo. Preciso me preparar pra ficar triste caso um dia eu consiga ler rsrs

    Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi, sim é preciso se preparar muito para ler um livro como esse.
      Obrigada!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  11. Nossa, não conhecia mas já adorei. Ótima resenha!

    Beijocas!
    Blog Fabi Lemos
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi, obrigada espero que possar conferir essa história um dia!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  12. Oi, Dani, tudo bem?

    Menina, eu não conhecia esse livro!! Já quero ler pra ontem, mas aí você vem e fala que é difícil de achar...balde de água fria! hahaha
    Mas vou dar uma olhada.
    Uma pena você ter terminado a história com essa sensação de que faltou alguma coisa, mas o saldo da história foi positivo, né?

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires, é realmente um livro bem difícil de achar, mas não é impossível, então desista! Sim, o saldo dessa leitura é positiva, apesar de ter esperado muito e me decepcionado um pouquinho a leitura foi muito valiosa, me fez refletir bastante e no fim mesmo de coração partido eu me encantei pela leitura! Leia sim, e me conta o que achou!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  13. Oi Dani!!!
    Eita, que eu não sei nem o que pensar desse livro. Não sei se tô na vibe de encarar um livro com essa carga emocional tão grande, mas ao mesmo tempo dá muita curiosidade para conhecer essa história, que parece ser muito boa. Penso que um livro deve nos tocar, de uma forma ou de outra, e fazer chorar é melhor do que não nos fazer sentir nada. Fiquei preocupada com o tempo que você precisou dar no livro, mas depois,vendo que não superou ou mesmo correspondeu às suas expectativas, talvez me dá mais calma quando eu for ler...

    Um beijo, Dani, você sempre com suas super dicas de leitura!!
    Fernanda

    http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fe!

      É um livro que requer um preparo emocional, pelo menos foi assim comigo, sofri tanto que precisei mesmo de um tempo para continuar a leitura, apesar de ter criado uma expectativa maior do que deveria o livro tem uma história incrível que merece ser lida. Uma leitura super indicada! Leia sim e me conta o que achou hein!

      Beijos,
      Dani Cruz

      Excluir
  14. parece bem bacana, dani. não conhecia esse livro, mas apesar de não gostar de sofrer, adoro esse tipo de livro.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathália, é um livro emocionante vale a leitura! Super recomendo!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir