sexta-feira, 1 de maio de 2015

Resenha - Os 13 Porquês

“Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas você é um dos motivos.” - Hannah

Foto: Dani Cruz

O que dizer quando mais um livro te trás sentimentos tão únicos e quase que inexplicáveis? É um livro capaz de mexer tanto com suas emoções que no final você está tão inconsolável quanto os personagens. A um tempo atrás me senti dessa mesma forma ao ler “Antes que eu vá” de Lauren Oliver, e agora estou mais uma vez de coração partido por Clay Jensen como um dia estive por Kent McFuller.

“Não tomei essa decisão no calor do momento. Não me menosprezem... mais uma vez” - Hannah

O livro começa quando Clay Jensen encontra em sua porta um pacote destinado a ele, ele fica surpreso ao abrir o pacote e ver ali sete fitas cassetes, mais surpreso ainda fica ao ouvir a primeira fita e perceber que a voz ali é de Hannah Beker. Hannah estava morta, como isso era possível? Hannah não era apenas uma colega de classe que cometeu suicídio, para Clay ela era mais do que isso. E ao que parece ele também não era qualquer um para ela, afinal ele recebeu aquelas fitas suicidas e ao que tudo indica ela o culpava pelo aconteceu.

"Eu mal conhecia Hannah Baker. Quer dizer, queria conhecê-la. Queria conhecê-la melhor, mas não tive muita oportunidade. No verão, trabalhamos juntos no cinema. Não faz muito tempo, ficamos numa festa. Mas não tivemos oportunidade de nos aproximar. E nunca a menosprezei. Nunca." - Clay

Hannah, Hannah Beker. O que você fez Hannah? Confesso que me conectei tanto com essa personagem, que me perguntava como podiam tratá-la daquela forma? Ouvir suas palavras (sim, me sentindo ouvindo) fez eu me sentir impotente e frustrada por não poder ajudá-la, ela precisava de ajuda e todos deveriam ter visto isso. Durante a leitura por muitas vezes me senti emocionalmente abalada com as declarações e decisões de Hannah, foi inevitável desejar que no fim tudo fosse um engano e Hannah estivesse viva o tempo todo.

“Eu estava decidida. Não sobre acabar com a minha vida. Ainda não. Estava decidida a deixar a vida rolar superficialmente, até terminar o colégio. Decidida a jamais me aproximar de alguém. Esse era meu plano. Me formar e ir embora.” - Hannah


Foram tantas coisas que fizeram a bola de neve de Hannah crescer, muitos de nós julgamos as pessoas que assim como Hannah desistem de viver e quase nunca tentamos entender os motivos por trás dessa decisão, e sim foram muitos motivos, sucessões de pequenos motivos que a fez perder a esperança, e ali naquelas fitas ela decidiu expor 13 desses motivos, ela precisava contar para eles, precisava explicar como eles a afetaram de forma tão definitiva.

Foto: Dani Cruz
“Não vou dizer qual fita tem a ver com sua participação na história. Mas, não precisa ter medo. Se você recebeu essa caixinha bonitinha, seu nome vai aparecer...Eu prometo (...) As regras são bem simples. São só duas. Número um: você escuta. Numero dois: você repassa. Espero que nenhuma delas seja fácil para você.” - Hannah

Jay Asher me fez entender um pouco mais sobre como nós somos frágeis. Passamos a vida inteira tentando ser aceito e compreendido que não paramos um minuto do nosso dia para aceitar e compreender quem nos cerca, quase sempre ignoramos o fato que algumas de nossas atitudes podem sim, afetar a vida de alguém. Não nos damos conta de como uma brincadeira boba e sem importância para uns pode ser o fim da linha para outros.

"Vocês não sabem o que estava passando no resto da minha vida. Em casa. Nem mesmo na escola. Não sabem o que se passa na vida de ninguém, a não ser a de vocês. E quando estragam alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa. Tudo… é afetado." - Hannah

O livro é doloroso demais e me peguei enxugando os olhos em muitos momentos enquanto mais uma vez desejava que Hannah surgisse viva e mudasse o rumo da sua vida. Desejei que ela tivesse oportunidade de saber o que é ser feliz. Que houve uma chance de arrependido e reconciliação para os outros personagens, que Clay pudesse fazer algo diferente. Que não em uma próxima vez, mas na vez dela as coisas pudessem ter terminado bem. Ah Hannah, tantas esperanças senti por você.

“Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.” -Hannah

Foto: Dani Cruz
E é inevitável terminar um livro como esse e não pensar na vida, afinal quantas Hannah’s existem ou existiram por ai? Hannah tinha outras opções além daquela? Eu acredito que sim, sempre temos outras opções, mas nem sempre conseguimos enxergá-las sozinhos, precisamos de alguém para nos ajudar a ter esperança. E talvez, se existisse ali alguém que tivesse dado um pouquinho de esperança para ela, a história de Hannah poderia ter sido diferente.

" No meio da sala, à esquerda, estará a carteira de Hannah Baker. Vazia." - Clay

Antes de iniciar a leitura fui pesquisar sobre o livro, em uma das pesquisas li que cogitaram fazer um filme, o que achei incrível, a história daria um ótimo filme. Bom, a atriz escolhida para o papel de Hannah seria Selena Gomes, e por favor não me julguem, mas eu gostei da idéia e acabei lendo o livro todo imaginando Selena como Hannah. Nessas pesquisas também descobri que gravaram áudios inspirados nessa história, fizeram até uma décima quarta fita que seria Clay falando. Veja aqui.

Por fim, quero dizer que essa leitura foi incrível para mim e é loucura dizer o que vou dizer, eu sei. E para quem leu os livros - "Os 13 porquês" e "Antes que eu vá" - vai dizer que não tem nada a ver, e sim não tem mesmo, mas lendo “Os 13 porquês” me senti lendo uma continuação distorcida de “Antes que eu vá”, deixe-me explicar, sempre quis saber como Kent se sentiu depois que Sam se foi, porque a verdade é que o depois é sempre o mais difícil, não é? E é por quem fica para trás que eu sofro tanto nessas leituras, sei que a partida de Hannah aconteceu de uma forma e a de Sam de outra, mas em qualquer uma dessas histórias existiu alguém que foi deixado para trás, e é esse o lado da história que mais me angustia, saber como foi o depois para quem ficou. Bom não sei se consegui me explicar, mas peço que leiam os livros para tentar entender, eu indico imensamente essas leituras. 

Skoob★ 



36 comentários:

  1. Oi, Dani

    Olha, eu nunca li uma resenha desse livro!! Me interessei demais ³²¹!!!!! Estou super curiosa agora pra saber o que aconteceu, se Clay teve mesmo alguma coisa a ver com isso!! Preciso ler, sua resenha foi ótima!

    Uma vez eu li em algum lugar que as pessoas que se suicidam fazem isso para matar a dor e não a vida! Até me arrepio quando penso nisso, é a mais pura verdade! =/

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires,

      Esse livro é um soco no estomago por assim dizer, é tanta coisa que você fica pensando depois de lê-lo. Pensar em suicídio é algo muito complexo eu sou sempre a favor da viva e de viver, mesmo que tudo esteja uma droga, com fé podemos melhorar e ter uma chance, mas quando uma pessoa está como Hannah esteve nenhum tipo de pensamento positivo passa pela cabeça, e o sentimento de solidão não deve ajudar em nada, então sim pessoas que tiram a própria vida tentar acabar com a dor que sentem, mas eu penso e a incerteza do depois, será não pode ser ainda mais doloroso? São tantas questões em meio a um assunto tão difícil. Esse tipo de leitura são as melhores, nos fazem pensar e questionar tudo.

      (obrigada por esse comentário que me fez pensar mais um pouquinho)

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz.

      Excluir
  2. Oi, Dani! Tudo bem? Nossa, que resenha mais tocante! Fiquei extremamente empolgado para ler o livro, a premissa dele me chama a atenção e capa é maravilhosa, né? Adorei as fotos e a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony,

      Obrigada, fico feliz que tenha gostado da minha resenha, esse livro é mesmo incrível e a capa se torna ainda mais linda quando você termina o livro.

      Obrigada mais uma vez.
      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  3. Eu li esse livro e achei bastante ainda mais pq sei na minha propria pele o que é coisas simples acontecerem e te afetarem e quando começam acontecerem coisas sérias então?
    confesso que no começo tive um choque e até nao gostei do livro em primeiro plano mas depois vi que isso era só negação da minha parte
    Realmente tem outras saidas
    eu descobri isso e é por isso que nós devemos nos cercas de epssoas sinceras pra elas nos ajudarem a levantar emm momentos dificeis pq olha é muito dificil vc lidar com algo assim quando está sem forças e pra quem ja está abalado essa é sempre a primeira opção...

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelle,

      Nem consigo me imaginar vivendo algo parecido como o que Hannah viveu, e nem mesmo o que você viveu. Fico muito feliz que você descobriu como superar e viver diante das dificuldades, livros como esses nos ajudam a compreender um pouco situações que estão longe do nosso dia a dia, e também é uma forma de parar um pouco de julgar as outras pessoas e suas atitudes.

      Obrigada pela visita, e por compartilhar um pouco da sua história Marcelle.
      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  4. Dani! Meu Deus!! primeiro, que resenha mais perfeita essa! E depois, eu sempre penso e sofro pelo mesmo motivo. É horrível quando alguém se vai, mas e quem fica? Como fica? E é sempre por esse ponto que eu mais sofro. Li esse livro há muitos anos atrás. E confesso, me apaixonei pelo autor. Ele mantém essa característica em todos os livros dele. Nos faz pensar sobre nós mesmos, nossas vidas, e o impacto da nossa vida e atos na vida dos outros e vice-versa. Não sei bem como explicar, mas pra mim até hoje essa foi a leitura mais sincera e simples de uma forma direta e doce sem ser poética sabe? rsrs. Amo esse livro, até hoje é um dos meus queridinhos. E em comparação com relação a sentimentos, ele se igualou a Todo Dia do David Levithan. Amei tua resenha! E já estava com saudades de você! Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anya!!!!
      Quanto tempo, eu também estava com saudades suas e das nossas conversas literárias. E eu fico tão feliz quando você aparece por aqui, sempre descubro mais algumas coisas que temos em comum.
      Sofrer pelos personagens que ficam depois da partida de alguém é algo tão surreal que sempre me perguntei se era só eu que me sentia assim, graças a Deus que alguém mais se sente assim. HAHA
      Esse livro é maravilhoso, não acredito que você já tinha lido e não me indicou! Então só posso considerar o livro "Todo Dia" como uma indicação. Anotado!

      Obrigada pela visita e fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  5. Oi Dani!
    Volta e meia vejo alguém elogiando esse livro e sempre fico com vontade de ler. Acho que essa conexão que você sentiu com os personagens é essencial para que um livro nos acompanhe depois de terminada a leitura.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana,

      Também ficava vendo tantos elogios para esse livro que não resisti assim que ele chegou me prendi completamente a ele, e definitivamente foi uma leitura completa e a história está até o momento me acompanhando.

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  6. Olá,
    Nunca tinha escutado falar sobre esse livro.
    Adorei o enredo, com certeza deve ser um livro que a gente não consegue parar de ler.
    Vou procurar por ele.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana,

      Sem dúvida é uma leitura que indico, se tiver a oportunidade não deixe de ler.

      Beijo e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  7. Olá,
    AMO ESSE LIVRO. Paguei uma fortuna por ele, mas cada centavo valeu a pena. A história é ótima, original e inteligente. Adorei as fotos, ficaram fofas e lindas <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês,

      Ele foi mesmo beeem carinho, mas como você disse valeu cada centavo a leitura não decepcionou nenhum pouco, e com certeza eu pagaria cara mais uma vez se a história fosse tão compensadora como foi "Os 13 porquês".

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  8. Que resenha maravilhosa! Isso sem mencionar nas fotografias, que ficaram lindas também, parabéns! Fiquei com vontade de ler esse livro desde que saíram informações sobre o filme, mas depois desse post tenho que dar um jeito de adiantar a leitura porque a curiosidade bateu mais forte, hahaha. Obrigada pela indicação!
    E realmente, a capa do livro é lindíssima, assim como ele num geral.

    Beijão,
    surmelody.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, muito obrigada!!!

      Espero mesmo que consiga ler esse livro, além dessa capa maravilhosa o livro é simplesmente emocionante, vale muito a leitura.

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  9. Nossa amei
    concerteza esse livro vai estar na minha lista de leitura (hahaha)
    Eu já tinha visto várias citações desse livro, mas não conhecia a história. Sua resenha ficou linda, parabéns.

    Bjs
    karol

    sonhosdetodagarotinha.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol,

      Espero que tenha a oportunidade de ler, esse livro é fantástico.

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  10. Adooorei a resenha!
    O livro é ótimo <3
    bjuxxx
    http://encantos-de-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taay,

      Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  11. Não conheço esse livro... É um para comprar ;)
    Já te estou a seguir ;)
    beijinhos*
    http://modadarapunzel.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ida, espero que um dia possa lê-lo, é uma ótima leitura.

      Beijos e obrigada por seguir por seguir.
      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  12. Olá, Dani.
    Tenho muita vontade de ler a obra, exatamente por esse lado mais psicológico, por nos fazer refletir sobre tudo que influencia a vida de uma pessoa, sobre como fazemos de quase tudo para sermos aceitos. Então, após ler a sua resenha, a minha vontade de ler a obra só aumentou.
    Excelente resenha.


    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      É exatamente isso que esse livro faz, você pensa e pensa e se questiona sobre suas próprias ações. É como li em outras resenhas deveria ser leitura obrigatória.

      Muito obrigada pela visita.
      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  13. Oie! Eu estou para ler esse livro tem muuuito tempo, mas não li até hoje. Eu gosto desses livros que nos fazem refletir, é algo meio pesado, mas que nós devemos fazer.
    Ótima resenha, está de parabéns, hahaha <3
    Beijos,
    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,

      Leia sim, é um pouco pesado mas bem real, uma leitura que sem dúvida vale muito a pena.

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  14. Meu Deus, quanto mais eu leio resenhas, mais livros vão para a minha wishlist, inclusive esse hhahah, mas enfim, adorei.
    Beijos
    http://quiinze-primaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura,

      Essa vida de quem ama livros é exatamente assim, a listinha tende a crescer todo o dia, é uma coisa sem fim, mas nos amamos não é? hahaha

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  15. Nossa, Dani! Fiquei arrepiada só com uma resenha, imagina como não será a leitura? Adorei esse enredo, cada vez nos surpreendemos mais com o que a literatura tem a nos trazer! Eu não li a história "antes que eu vá", mas pensei o tempo todo em "como eu era antes de você", e acho que vou ter a mesma sensação de continuidade ao ler o livro dessa resenha.
    Dani, super respeito sua recomendação! Além de termos gostos literários parecidos, o enredo da história é ótimo! Em breve te contarei também minhas impressões!
    Beijos!!!

    http://www.spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda!! Que honra ter sua opinião aqui.
      Realmente temos um gosto muito parecido, por isso amo e sempre sigo suas indicações (que aliás estão acabando com meu orçamento haha). Esse livro é uma história forte que realmente te faz ficar arrepiada a cada frase da personagem Hannah, eu indico muuuuuito mesmo ele, principalmente à você, acho que quando ler vai entender exatamente o que senti.

      Beijos, obrigada pela visita e pela sua opinião sempre tão sincera.
      Dani Cruz

      Excluir
  16. Ainda não conhecia esse livro.Parece ser bem interessante,hein. Acho que vou adicionar a minha lista (já enorme) de futuras leituras.
    OBS: Que fotos maravilhosas! Muito bem feitas.

    ♥ Blog da Mirez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz,

      Ahh sim adiciona, mesmo que demore - eu sei o quanto essas nossas listas podem ser enormes haha - esse livro merece uma chance.
      Obrigada viu!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  17. Já li esse livro, mas foi há muito tempo, acho que se eu ler agora vou sentir coisas extremamente diferentes, então, irei ler novamente, claro, rs.

    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena, é um livro que a cada momento que você é possível aprender uma lição nova, super apoio essa sua releitura! Quem sabe, eu não faço isso daqui a uns anos!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  18. Oi Daniela. Tudo bem com você?
    Adorei seu blog e sua resenha. Estou morrendo de vontade de ler este livro!

    Beijocas da Jay
    aprateleira2014.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é mesmo incrível! Super recomendo!
      Obrigada!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir