domingo, 11 de janeiro de 2015

Resenha – As Batidas Perdidas do Coração


Comecei a escrever essa resenha em minha cabeça assim que terminei o livro, são tantas as coisas nele que gostaria de compartilhar, que me sinto preste a explodir (olha o drama). Você pode pensar ao ler a sinopse que é mais um New Adult que muitos amaram e outros nem tanto, você pode achar que vai ser mais uma história de um casal apaixonado, repleto de cenas sensuais. Você pode ler e achar só isso mesmo, mas a verdade (a minha verdade) é que não é só isso. “As batidas perdidas do coração” é muito mais do que eu imaginei que seria. Eu sabia que seria uma leitura boa apesar de estar receosa, só não imaginei que seria tão boa a ponto de se tornar maravilhosa.

Foto: Dani Cruz

"...Sou uma folha em branco. Não uma folha nova e sem passado, porque seria impossível. Sou uma folha amassada, pisada e provavelmente rasgada em alguns pedaços, mas acho que ainda dá pra tentar escrever uma história nova." - Rafael

Viviane desde criança teve uma vida de princesa, porém desde que seu pai descobriu que tinha câncer no pulmão (sem nem ao menos fumar), os dias felizes se transformaram em momentos difíceis. E tudo é ainda mais doloroso quando aquele que além de pai era também seu grande amigo, parte deixando-a desolada. Agora Viviane não sabe o que fazer para continuar vivendo e a sua família - ou o que restou dela - parece estar desmoronando. 

"Meu pai dizia que o destino é como uma flecha atirada por um exímio arqueiro. Às vezes você está ali, sorrindo, cantando, amando, e a flecha te atinge de forma certeira, no coração. Exatamente no lugar mais frágil." - Viviane

Foto: Dani Cruz

Rafael também acaba de perde quatro pessoas da sua família - tia, tio, primo e sua irmã de quinze anos - em um acidente de carro terrível, mas não é de hoje que ele conhece a dor da perda, à alguns anos atrás ele teve seu pai assassinado e desde aquele dia sua vida seguiu por caminhos difíceis. Agora com a soma dessa tragédia em sua a vida, seguir em frente se tornou ainda mais insuportável e ter de ver o sofrimento de sua mãe e de seu primo Lucas, vem o matando pouco a pouco.  

“A verdade que ninguém diz é que a gente muda com a morte, porque é o único jeito de sobreviver a ela” - Rafael

E é em meio à essas tempestades que Rafael e Viviane se encontram, aquele era o pior momento da vida deles para um encontro, será que existia espaço para um novo começo dentro daquelas vidas com tantos finais infelizes? Nada é mesmo fácil, e as diferenças entre eles parecem gritar, mas naqueles olhares tristes existem tantas coisas sentidas e não ditas, que o destino não poderia deixar de uni-los outra vez.

"A verdade é está: não vou fugir. Ele tem seus problemas, eu tenho os meus, e nos encontramos no meio. Ali, naquele mar sem fim que nos aflige, com todas as nossas dores, frustrações e revoltas. Tudo o que queremos é nos sentir vivos outra vez." – Viviane

Parece mesmo só mais uma história clichê, mas é então que Bianca Briones faz aquela mágica que todos os autores deveriam fazer e transforma essa leitura em algo único. Só o fato de essa autora ser nacional e não querer colocar nada “americanizado” na história já me deixou muito animada, mas isso é só o começo de milhões de coisas que Bianca fez dessa história. Cada capitulo começa com o trecho de uma música (amei profundamente isso) vamos de "The Beatles" à "Charlie Brown Jr.", e esses trechos dão ao leitor uma prévia do que virá a seguir, os capítulos também estão intercalados entre o casal e poder ler a dor e sofrimento de ambos nos faz ficar mais apegados a esses personagens. 

Mas o que de fato me conquistou, foi o quão próximo a nossa realidade Bianca esteve, não só pelas perdas e como elas aconteceram, mas como os personagens lidam com elas, são tantos os caminhos diferentes que o mundo nos oferece, que se sentir perdido é compreensível. O livro abordou temas fortes de forma tão honesta que não pude segurar toda a emoção que me veio em forma de lágrimas. Eu dormi, sonhei e acordei pensando na história de Rafa e Vivi e conclui que ela mexeu comigo muito mais do que eu acreditava quando fechei o livro, fiquei grudada à ele e com o coração partido por ter que deixá-lo.

“Não nos vemos há quarenta e nove dias e Viviane ainda não desistiu de mim. Não nos vemos há quarenta e nove dias e meu coração ainda perde uma batida por ela. Quarenta e nove malditos dias” – Rafael


Foto: Automática
A uns anos atrás eu li a primeira versão da história desse casal, o livro era intitulado “Entre o amor e a amizade”, eu simplesmente amei. Foi a primeira história que li sobre amigos que se apaixonavam e foi tudo tão lindo que quando descobri que sairia uma nova versão fiquei bem chateada (até mandei  uma mensagem para a autora no skoob, que foi uma fofa comigo), e mesmo com o pé atrás eu li essa nova versão e estou aqui morrendo de amores por ela, Bianca realmente amadureceu a sua história e sua escrita deixou marcas difíceis de serem superadas.

A autora divulgou no blog da Editora Verus uma carta muito emocionante e cheia de novidades. Entre elas a confirmação das continuações de "As Batidas perdidas do coração", isso mesmo "as", serão dois livros da série para 2015. Se eu estou animada com essa novidade? Sim ou claro? Confira aqui a carta no blog da editora. 

"Porque eu te amo, porra! Não era assim que eu pretendia dizer. Queria fazer tudo certinho, cozinhar para você, fazer carinho, amor... Eu encomendei flores, caralho! Queria ser o cara certo, mas não sou o cara que faz tudo perfeito. Esse seu amigo é. Faço tudo errado e até tinha orgulho disso antes de você chegar. Agora tô perdido." - Rafael

Eu indico muito, muitíssimos! Afinal esse é meu primeiro New Adult marcado como favorito! Essa resenha foi escrita ao som da playlist do livro, que é tão linda, vou deixá-la aqui porque como eu disse no inicio, quero compartilhar tanto que estou a ponto de explodir! 



Skoob


16 comentários:

  1. Oi, Dani!

    Não costumo ler literatura nacional, mas a história criada pela Bianca me chamou a atenção. Gosto de livros nos quais os personagens se encontram e têm que superar uma dor juntos, e isso os ajuda a evoluir como pessoas. Parabéns pela resenha! Beijos

    Letícia Valle
    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia, acho que esse seria um bom livro para você começar e adorar a literatura nacional (atual), eu super indico.

      Beijos,
      Dani Cruz

      Excluir
  2. Gostei da sua dica, e melhor ainda porque é nacional *-*

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miiah, espero que você tenha a oportunidade de ler, esse livro é incrível.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  3. Meu Deus, mas você está tão animada nessa resenha que o meu coração se animou e eu me contagiei! Vou ler esse livro o mais rápido possível! Eu sou incrivelmente apaixonada por essa capa! E já tinha escutado falar dessa versão anterior. Mas com certeza agora com essa sua resenha eu PRECISO ler o livro! E que fotos lindas!! Amei! Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Anya! Eu fiquei mesmo muito animada com essa leitura. Quero muito que você leia, eu queria a muito tempo te indicar ele, fiquei encantada! Leia e me conte o que achou depois.

      Obrigada ")
      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  4. Muito bom, parabéns, o livro parece ser ótimo, parabéns pela resenha, e por está postando sobre um livro nacional, precisamos valorizar-los mais... os autores do nosso país merecem :D
    Não sei porque ainda criticam a literatura nacional --'

    Resenhando a Arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo.

      Concordo com você, nossos autores precisam ser mais valorizado, eu costumo ler sempre que há oportunidade. Eu indico demais!

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  5. Poxa, que paixão! Vc tem razão, e história tem tudo pra ser um clichê, mas o jeito que vc descreveu me fez querer ler com certeza!
    Achei engraçado vc contando que fica abraçada com o livro depois que termina, triste por ter que se despedir dos personagens, pq eu fico exatamente assim quando leio um livro bom kkkkkkkk
    E de leitora pra leitora, a gente só faz isso com livro que a gente ama mesmo!

    Anotado, Dani, beijos!!!

    http://www.spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Fernanda,

      Sim, quando amamos um livro é tão difícil nos afastar dele, é muito amor. hahaha
      Espero que tenha a oportunidade de ler, é um livro maravilhoso.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  6. Olá Dani,
    ai, esse livro *--*. Já vi tantas resenhas positivas (mais uma!)...
    Amei saber que os capítulos começam com trecho de música. E vai ter continuação... Meu Deus, preciso ler o primeiro urgente!
    Me apaixonei pelos quotes <3
    Beijos,
    oquevi-oqueli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa...
      Esse livro é muito bem falado mesmo, e eu estou indicando pra todo mundo ♡

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  7. Nossa, adorei a resenha. Já conhecia superficialmente o livro e já tinha interesse em lê-lo, mas agora vou dar um jeito de comprá-lo logo, fiquei super curiosa com a história.
    beijos,
    https://garotasdejales.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigada. É um livro muito bom, eu particularmente amei e indico à todos, espero que você goste tanto quanto eu.

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani Cruz

      Excluir
  8. Oi Dani, adorei sua resenha!

    Beijocas da Jay
    aprateleira2014.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jay, obrigada. Fico feliz que tenha curtido!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir