segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Resenha - Um dia de cada vez


Esse é um daqueles livros que nos faz questionar nossas convicções e conceitos, sobre assuntos que não temos a capacidade de entender, sem viver nós mesmos os conflitos dos personagens. Este é um livro sobre dois adolescentes que estão perdidos e no meio dessa confusão e sofrimento se encontram e juntos tentam todos os dias viver “um dia de cada vez..”.

Foto Dani Cruz

Alexi Littrell era uma adolescente comum, com poucos amigos, uma família perfeita e uma ótima aluna, até que em uma noite no último verão tudo mudou. Após viver algo terrível ela começa a se arranhar e cria uma compulsão por contar, mas tudo isso é feito no silêncio do seu closet, por fora Alexi continua sendo a Lex feliz e normal. Ela encontra forças para aguentar seus dias na escola, em letras de músicas que um desconhecido deixa em sua carteira, completando um a frase do outro eles parecem se conhecer a vida toda. Adorei isso, são musicas lindas que se encaixam muito bem com cada momento que a personagem esta vivenciando, só acho que a editora pecou ao não colocar a playlist no final do livro, ou pelo menos as referencias no rodapé.

“Não importa quanto eu arranhe, as palavras continuam na minha cabeça. Se ao menos eu conseguisse fazer o lado de fora doer mais do que o lado de dentro”

Bodee Lennox nunca teve uma vida normal, vivendo em um lar cheio de agressões e medo, ele é o “esquisito” da escola que todos os dias esta com o cabelo de uma cor diferente, ele não tem amigos e por isso não é de falar muito. Mas Bodee ainda tem uma dor muito pior para enfrentar, a perda da única pessoa que o ama, sua mãe. E agora além de ser conhecido como o “Garoto Ki-suco”, ele também será conhecido como o garoto que teve a mãe assassinada pelo próprio pai.

“Bodee é tipo de uma árvore alta e morta no meio de uma floresta verde. Ou uma sempre-viva cercada por carvalhos no inverno. Eu mal consigo ignorá-lo, porque ele é como essas árvores. A gente nota antes de qualquer coisa.”

Em uma dessas reviravoltas que os livros tem e nós adoramos, Bodee acaba indo morar com a família de Alexi, e é ai que surge uma amizade sincera e forte que aos poucos vai fazendo com que os dois enfrentem seus medos e superem a dor que esta lá todos os dias e insisti em ficar. O mistério feito em torno do que mudou Alexi nos prende a história de tal maneira, que li o livro em dois dias (e a Dani em menos de 24 horas). E Bodee? Nem sei o que dizer desse personagem. Só elogios a fazer: ele é fofo, maduro, doce, meigo, sábio e dolorosamente apaixonante.

"Todo cara com um coração que funcione tem uma meta" - Bodee

Os personagens secundários são muito bem construídos também, as amigas de Lex, os pais dela, a irmã chata, o cunhado, os meninos da escola. Só achei que os pais delas eram um pouco distraídos, como não saber o que esta ocorrendo com a sua filha? Fiquei mudando de ideia até a revelação ser feita, mas pelo menos eu estava no caminho certo... rsrs

“Mas hoje é melhor do que ontem. E essa dor ainda é um buraco em mim, mas é um buraco que está diminuindo...”

O que posso dizer para vocês é que esse livro merece muito ser lido, e a autora fez um excelente trabalho inclusive no final onde fala diretamente com os leitores e da algumas lições de como enfrentar os problemas: O que aconteceu com você não é culpa sua, você não está preso em um ciclo de sofrimento infinito, chore suas dores, mas lembre de que esse momento não define você.

Uma linda leitura, leiam! 

Skoob: 


6 comentários:

  1. São ótimas as historias que personagens utilizam de métodos simplórios para superar dificuldades, e por isso com certeza merece muito ser lido... E parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo ...

      Essa história merece ser lida.Obrigada pelo seu comentário.

      Bjs

      Amanda

      Excluir
  2. Adorei sua resenha, e amei a temática desse livro, com certeza vou acrescentá-lo em uma futura leitura. Vc me deixou muito curiosa ahahaha

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miiah...

      Obrigada pelo comentário, assim que ler me conte o que achou. =D

      Bjs
      Amanda

      Excluir
  3. Adorei a resenha! Você escreve muito bem, parabéns!
    Eu fiquei bastante interessada nesse livro *-*

    Ana,
    http://contos-de-duas-doidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana
      Obrigada pelo elogio e por comentar.
      Espero que você leia o livro, não esqueça de me contar depois.
      bjs
      Amanda

      Excluir