sexta-feira, 18 de abril de 2014

Resenha - Delírio

Um futuro onde o amor é uma doença, onde amar é crime e aceitar esse sentimento é motivo de vergonha diante de toda uma sociedade, esse é o futuro de Lena uma jovem que desde muito nova acredita que o amor só trouxe desgraça para sua família.

"Achavam que amar era algo sublime. Mas isso foi antes de encontrarem a cura."


Foto: Amanda

Eu sou suspeita para falar de Lauren Oliver, eu amei o primeiro livro que li dela “Antes que eu vá” (resenha aqui), se tornou um dos meus favoritos por dois motivos: o primeiro é a história, que é simplesmente profunda e cheia de mensagens e o segundo foi a narrativa doce e detalhada que autora possui. E foram esses mesmo motivos que me fizeram amar “Delírio”.

Lena tem dezessete anos, hoje ela mora com seus tios e suas primas isso porque sua mãe um dia, infectada pela doença “amor delira nervosa” não resistiu, morreu e deixou as filhas para trás. Diferente da mãe a irmã de Lena conseguiu passar pela doença, receber a cura e hoje é completa e definitivamente feliz. Por isso Lena, conta os dias até seu aniversário de dezoito anos para enfim passar pela intervenção e ficar imune a essa doença, que mesmo indiretamente já destruiu parte de sua vida.  

"Noventa e cinco dias, e então estarei segura. Estou nervosa, é claro. Fico imaginando se a intervenção vai doer. Quero acabar logo com isso. É difícil ter paciência. É difícil não sentir medo sabendo que ainda não fui curada, apesar de até agora eu não ter sido acometida pelo deliria." - Lena

Completamente treinada pela tia para o dia de sua avaliação, Lena está certa que o seu futuro será tão feliz e tranqüilo quanto dos atuais cidadãos moradores de Portland, passará pela avaliação, terá seu par escolhido pelo estado, fará a intervenção e viverá a vida perfeita que sempre imaginou. Lena sabe e acredita em tudo o que está escrito na Shhh (Suma de hábitos, higiene e harmonia – uma espécie de “bíblia” onde se deve seguir a risca seus mandamentos) e está cem por cento preparada para sua nova vida, mesmo que para isso precise abrir mão de algumas coisas e algumas pessoas.


Foto: Amanda (Que capa MARAVILHOSA)
Então em um dia – o mais importante de sua vida -, na avaliação algo da errado e no meio da confusão Lena conhece um garoto, um belo garoto. Nunca tinha estado tão perto de um como esteve aquele dia, era perigoso ela sabia. O destino marca um novo encontro, e aos poucos Lena conhece mais a fundo o misterioso Alex. Alex é aparentemente um jovem curado que vive de acordo com as regras da sociedade, mas ele esconde um segredo, um grande e perigoso segredo. Que poderá mudar a vida de Lena de uma forma que ela nunca imaginou.

“- Você não precisa se preocupar, tudo bem? Não precisa ter medo. - Sua voz soa divertida outra vez - Não estou flertando com você.
Sinto uma onda de vergonha passando por mim. Flertando. Um palavrão. Ele acha que eu acho que ele está flertando. (...) Ele inclina a cabeça para o lado.
- Então você está flertando comigo?
- O quê? Não - disparo.
Minha mente está girando às cegas, em pânico, e eu percebo que nem sei o que é flertar.” – Alex e Lena

Como toda distopia, é inimaginável ter uma vida como a dos personagens. Como seria viver sem amor? Sem nenhum tipo de afeto entre os seres humanos, nem os pais amam seus filhos, carinho e compaixão, nem pensar. Tudo bem que os dias em que vivemos existe sim a falta de amor, e talvez por esse motivo a autora tenha escrito essa história, que mexe tanto com nossa mente, nos fazendo refletir em até que ponto a falta de sentimentos é capaz de destruir a humanidade.

“Ódio não é a coisa mais perigosa,” ele havia dito. “É a indiferença.” – Frase dita por Alex

Como disse sou suspeitar para falar Oliver, ela tem uma escrita que pra mim é bem similar a do Nicholas Sparks, tão detalhada e cheia de sentimentos que você é capaz de sentir junto com os personagens. A história é muito bem construída e com personagens secundários também marcantes, como Hana (a melhor amiga de Lena). Lena é uma mocinha que apesar de confusa não te deixa frustada com suas decisões e nem com vontade de agredi-la com o tempo, mas Alex? Ah o Alex, esse é especial, é simplesmente apaixonante.  

"Prefiro morrer do meu jeito a viver do seu" – Lena

Sem dúvida é um livro que indico, repleto de frases marcantes e pensamentos construtivos, um livro que te fará refletir sobre a importância do amor na vida das pessoas e o que a falta dele é capaz de causar sobre nossas vidas.

“É o mais mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele.”

Com um final inesperado, e quando digo inesperado é porque estou até agora indignada (rsrs) que me deixou ansiosa para ler a sequência. Delírio é uma trilogia, o segundo livro “Pandemônio” já foi lançado aqui no Brasil e o terceiro e ultimo “Réquiem” tem previsão de lançamento para esse primeiro semestre de 2014 e gente eu espero que a capa desse ultimo, continue seguindo a mesma linha, afinal o que são essas capas? Maravilhosas!

"Eu te amo, lembre-se. Eles não podem tirar isso de nós." – Lena 



Skoob: 



8 comentários:

  1. Amei a resenha fiquei doida para ler
    Meu Deus não canso de visitar esse blog
    parabéns
    falogarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey Andressa, obrigada! *-----*
    Ficamos muito felizes que goste e visite sempre nosso blog!

    Beijos

    Dani Cruz

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha *---*
    As fotos estão incríveis!
    foradocontextoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. mds este livro parece ser ótimo fiquei louca para ler parece ser bem diferente de tudo *----*
    http://thebookofmylifee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Gabi, esse livro é mesmo muito bom e diferente, eu amei ♥

      Beijos

      Dani Cruz

      Excluir
  5. Esse livro me chamou demais a atenção, e faz tempo que quero ler!
    Ótimo texto ;D

    http://zuttokawaii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Gabi, então leia porque essa leitura vale muito a pena! Eu amei.

      Beijos

      Dani Cruz

      Excluir