terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Charlie Brown Jr.



Fazer esse "Ouvindo a Música" me deixa um pouco triste, na verdade acho que no ano passado o Brasil todo ficou triste.

Perdemos Chorão (Alexandre Magno Abrão), um dos melhores compositores do nosso rock nacional . Fico ainda mais triste pois não tive a oportunidade de estar em um show do Charlie Brown e ver de perto essa banda que marcou minha adolescência e que até hoje faz parte das minhas playlists favoritas .

"Você deixou saudades..." - Só os loucos sabem


Foto da Internet


Em 1987, Alexandre Magno Abrão com apenas dezessete anos se mudou para Santos,litoral de São Paulo , após uma infância difícil e traumática. Era mais conhecido pelo apelido de Chorão, passou a se interessar pela prática do skate. Um dia, em um bar local, substituiu por acaso o vocalista de uma banda. Uma pessoa da plateia, ao vê-lo cantar, convidou-o para ser vocalista em sua banda. Quando o baixista da tal banda saiu, Chorão veio a conhecer Champignon, o novo baixista, na época com apenas doze anos, formaram então a banda What's Up.

Foto da Internet
Tempos depois, Chorão e Champignon decidiram convidar o baterista Renato Pelado e mais tarde, Marcão e Thiago Castanho que completaram assim a primeira formação da banda Charlie Brown Jr. A banda ficou fazendo apresentações por um tempo ainda sem nome.

"Fundei e batizei a banda com esse nome em 1992. Foi uma coisa inusitada.Trombei (literalmente) com uma barraca de água de coco que tinha o desenho do Charlie Brown, aquele personagem do Charles Schulz, mais conhecido por ser o dono do Snoopy. E o "Jr" é pelo fato de sermos filhos do rock", explicou Chorão em uma entrevista .

Foto da Internet
 Por volta de 1993, com esta formação, começaram a tocar no circuito underground de Santos e São Paulo e a fazer shows em vários eventos de skate. Uma fita demo foi entregue a Rick Bonadio, presidente da Virgin Records no Brasil e produtor dos Mamonas Assassinas, que se interessou pelo grupo e os contratou.

Foto da Internet

Em 1999, após a estreia promissora, o grupo voltou com Preço Curto... Prazo Longo, composto por 25 canções inéditas, entre elas "Confisco", "Zóio de Lula", "O Preço" e "Não Deixe o Mar te Engolir", começando assim a tocar nas rádios.

Foto da Internet

 De 1999 a 2006, a canção "Te Levar" foi tema do seriado Malhação, da Rede Globo, fazendo com que a banda exposse seu trabalho às mais diferentes classes sociais. Com sua propagação na mídia, o grupo ganhou vários prêmios e chegou assim, por várias vezes, ao topo de grandes rádios espalhadas pelo país.


Pouco antes de entrar no estúdio para gravar o terceiro álbum, a banda passou por uma forte crise interna, causada pelas brigas entre Chorão e Champignon, que quase encerrou a carreira.

Mas não vamos ficar aqui falando desses altos e baixos , vamos falar do que foi bom .

"Só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível." - Vícios e Virtudes 

Ao todo o Charlie Brown lançou 10 álbuns em estúdio , 2 acústicos e 6 DVDs.

Montagem Amanda

 O CBJR com certeza foi uma das bandas de rock nacional de maior sucesso, e por isso conquistou muitos prêmios:

VMB
    1998 - Banda Revelação: "Proibida pra Mim"

    2001 - Escolha da Audiência: "Rubão, o Dono do Mundo"

    2001 - Melhor Videoclipe de Rock: "Rubão, o Dono do Mundo"

    2003 - Escolha da Audiência: "Papo Reto (Prazer É Sexo, o Resto É Negócio)"

    2003 - Melhor Videoclipe de Rock: "Só por Uma Noite"
Grammy Latino
    2005 - Melhor Álbum de Rock Brasileiro: "Tâmo aí na Atividade"

    2010 - Melhor Álbum de Rock Brasileiro: "Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva".
Multishow
    2007 - Melhor Canção: "Senhor do Tempo"

    2008 - Melhor Videoclipe: "Pontes Indestrutíveis"

Infelizmente em 6 de março de 2013 perdemos Chorão e em 9 de setembro de 2013 Champignon também se foi . Nos sobrou uma bela história de lutas e conquistas , e mais um buraco imenso no mundo da música , por que eu acredito que assim como no caso da Legião Urbana não haverá outro Charlie Brown Jr.


Foto da Internet
Acho muito difícil alguém que nunca tenha ouvido uma música deles, ou que nunca tenha dito:

"Meu escritório é na praia,eu tô sempre na área. Mas eu não sou,da tua láia, não!"  - Zoio de Lula

Quem nunca ouviu , por favor ouça !!!

E quem sabe "Um dia a gente se encontra"



PS: As informações sobre a história do Charlie Brown Jr., foram extraídas da internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário